A Vida na Varanda

A Varanda Viva é o relato da experiência que tive nos 3 primeiros anos de contato com a Alimentação Viva.

Desde 2007... até 2010, quando me mudei para outra Cidade...

Este blog está atualmente INATIVO.

Funciona somente como memória e inspiração sobre a capacidade de viver com vitalidade, ainda que seja nos espaços urbanos.

Pouca grana? Espaços limitados? Não importa!!!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Ambientes Livres: reflexões primeiras

Ambiente, do latim ambiente. Palavra variante de ambire, rodear, envolver.

Falar em ambientes abrange tudo aquilo que somos: o nosso corpo, a nossa casa, a localidade, a cidade, a bio-região, o continente. Abrange, também, as nossas relações conosco, com o outro e com a imensidão... Enfim, tudo o que modela a porção com a qual contribuímos para formar uma unidade comum, onde a totalidade é o único siginificado real.

Ambiente é o abrigo da vida. É a natureza que nos invade corpo adentro e que nos conduz relações afora. É a natureza que somos!

Somos ambientes da vida que abrigamos dentro de nós, à imagem e semelhança da Grande Mãe Terra!

Temos sentidos físicos que nos permitem perceber essa vida interna, bem como aquela que nos rodeia. Por meio desses sentidos é que podemos apreciar o contato com ambientes naturais.

Ao fazê-lo, resgatamos a nossa essência original e sentimos que somos parte de uma Vida Maior. Isso ocorre, pois é no abrigo da Mãe Terrena que encontramos a força vital para alimentar nossos ambientes internos. Isso é liberdade!

Sociedades modernas oferecem um estilo de vida que encaixa os seres vivos em uma fôrma, social e coletiva. Guiadas pela mecanização dos hábitos, as pessoas são teleguiadas por antenas e alimentadas pela produção continuada de tudo o que se pode fabricar. Nesse momento, o contato com ambientes naturais é desprezado. Afinal, existe uma necessidade de se completar que está sempre sendo retro-alimentada de modo artificial e consumista.

Quando limitamos os nossos sentidos aos valores mecânicos da vida moderna, limitamos todas as perceções e sentimentos acerca de uma Unidade da vida. Ignoramos e reduzimos os nossos valores maiores...Enfraquecemos!

Pela linha de pensamento das sociedades modernas, ambientes seriam nada mais do que aqueles descritos por palavras como comodidade e conforto, pois os abrigos seriam somente as construções de concretos que não respiram. Assim, aprisionamos nossos estilos de vida.

Um comentário:

Unknown disse...

Que lindo cantinho vc. tem, Aline. Um verdadeiro hotel 5 estrelas. Que bom ter o prazer de entrar em seu espaço abençoado e, ainda que de longe, sentir toda esta energia boa vindo de sua casa. Estou engatinhando pela alimentação viva,pois recentemente descobri lendo na internet e tv. Pena que aqui em Volta Redonda não tem ninguém que conheça que faça uso deste jeito natural de se alimentar. Enquanto não conheço ninguém, vou seguindo sozinha. Já cortei e muito o açúcar, estou germinando brotos.....e que lindos são os bracinhos dos girassóis despontando para o mundo, heim!!!Bjus e grata por toda esta alegria visual que vc.nos proporciona.
Solange Confort